Tempo e Clima

Portugal é um país de grande diversidade regional, com altas montanhas e florestas verdejantes a norte e centro, contrastando com as planícies áridas do sul. Em geral, o clima tende a ser temperado durante todo o ano, com verões longos e quentes, primaveras e outonos amenos e invernos relativamente suaves, embora as temperaturas e condições climáticas sejam marcadas por fortes diferenças locais.

Nas latitudes mais a sul, Portugal tem um clima mediterrânico. Os meses de Verão trazem excelentes dias de praia e muitas horas de sol, com temperaturas médias de 28 ºC em Lisboa, mas subindo por vezes bem acima dos 30 ºC. As temperaturas mais elevadas são registadas nas regiões do interior, nomeadamente no Alentejo, no Centro e no Nordeste do país, onde o arrefecimento provocado pelos ventos que sopram do mar não se faz sentir como no Algarve ou na costa ocidental. As temperaturas do mar são consideravelmente mais elevadas no Algarve do que na costa ocidental.

Em Portugal, o Inverno é ameno quando comparado com o do Norte da Europa. As temperaturas médias atingem os 10 ºC no Porto e os 12 ºC em Lisboa, raramente descendo a valores negativos nas zonas costeiras. No Algarve, o Inverno é especialmente moderado, com temperaturas médias de cerca de 15 ºC e precipitação consideravelmente mais escassa do que no Norte. Em Portugal, a maior parte da precipitação regista-se entre Novembro e Março, sempre de forma mais intensa no verdejante e montanhoso Norte do país. A neve é rara, com excepção das zonas montanhosas do Nordeste e da Serra da Estrela, a mais elevada do país, onde está localizada a única estância de esqui.

A Primavera e o Outono trazem temperaturas amenas, perfeitas para visitar as cidades ou passear pelo interior, apreciando os campos floridos entre Abril e Maio ou as vindimas em Setembro. As chuvas intermitentes que podem ocorrer nesses meses são geralmente de curta duração.

Clima da Madeira, Portugal

Qualquer altura do ano é excelente para visitar a Madeira. Esta ilha subtropical beneficia de um permanente clima ameno, com temperaturas médias que rondam os 25 ºC no Verão e apenas quatro ou cinco graus mais abaixo no Inverno, estação em que as chuvas também se tornam mais intensas nas zonas montanhosas. As temperaturas do mar são sempre convidativas, fazendo da Madeira um destino perfeito para férias durante todo o ano.

Clima dos Açores, Portugal

Devido à sua latitude, os Açores beneficiam de um clima ameno durante todo o ano. No Inverno, as temperaturas raramente descem abaixo dos 16 ºC ao nível do mar, e os meses de Verão são quentes e húmidos, com uma temperatura média de 25 ºC. As chuvas podem ocorrer durante todo o ano, mas caem com mais intensidade durante o Inverno.
As Suas Fotos
Faixa publicitária