Algarve

Uma das razões pelas quais a região meridional de Portugal é ideal para o cultivo da vinha é por ter sol a maior parte do ano. O Algarve não só atrai turistas em busca de sol como é também uma região onde as vinhas prosperam e produzem uvas de elevada qualidade.

Embora esteja próximo do Alentejo, onde por vezes a temperatura pode baixar muito, o Algarve possui condições climatéricas menos agrestes graças à cadeia montanhosa que se estende ao longo da fronteira com Espanha e a costa atlântica, dando-lhe características mais mediterrânicas.

As vinhas são cultivadas numa grande variedade de solos, incluindo argilosos, calcários e arenosos e, em algumas áreas, de tipo xistoso. O Algarve tem uma antiga herança vitivinícola, com quatro áreas famosas pela produção de excelentes vinhos: Lagos, Lagoa, Tavira e Portimão.

As castas brancas mais tradicionais incluem a Fina, a Síria, a Arinto, a Malvasia Fina e a Manteúdo. Entre as tintas destacam-se a Castelão e a Negra Mole. Nos últimos anos, os principais produtores começaram a aproveitar as excelentes condições do Algarve, tendo surgido novas quintas de grande sucesso.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.