Madeira

Os vinhos da Madeira e do Porto são os dois grandes embaixadores da produção vinícola de Portugal e aclamados internacionalmente entre os apreciadores. A pitoresca ilha da Madeira situa-se no oceano Atlântico, gozando de um clima ameno durante todo o ano, o que permite o florescimento de suculentas variedades de uvas.

As vinhas são cultivadas em pequenos socalcos escavados entre uma paisagem de montes escarpados e vales profundos. Crescendo num fértil solo de origem vulcânica, as vinhas estão protegidas do sol pela vegetação natural que pende sobre elas. Algumas das castas usadas têm uma acidez elevada – uma característica comum dos vinhos da Madeira.

Actualmente são usadas mais de 20 castas diferentes na ilha da Madeira, mas as mais apreciadas são as designadas como “nobres” – a Cercial, a Verdelho, a Boal, a Tinta Negra e a Malvasia.

O vinho Sercial é seco, com um aroma rico e alguma frescura, enquanto o Verdelho é de cor dourada e adquire uma acidez elevada com o envelhecimento. Porém, a maioria dos produtores da Madeira cultiva a Tinta Negra, usada nos vinhos fortificados. Embora os vinhos mais típicos da Madeira sejam doces, há também diversos vinhos de mesa. Um dos vinhos da Madeira mais conhecidos e apreciados é o encorpado Malvasia, de cor vermelho-escuro e de intenso aroma perfumado, que acompanha de forma esplêndida as sobremesas.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.