Ribatejo

A região do Ribatejo estende-se ao longo das margens do rio Tejo, desde Lisboa até ao rio Zêzere, com belas paisagens verdejantes recortadas por meandros.

O cultivo da vinha realiza-se nesta área há muitos séculos, e segundo a história os monarcas dos séculos XIV e XV ficaram tão impressionados com a qualidade dos vinhos aqui produzidos que proibiram a importação de vinhos de outras regiões para o Ribatejo.

Actualmente, os vinhos do Ribatejo mantêm a mesma reputação, e a região oferece visitas guiadas aos turistas que a pretendem percorrer e degustar os seus excelentes vinhos brancos e tintos.

A região vinícola abrange também duas reservas naturais – o Estuário do Tejo e o Paul do Boquilobo –, bem como o famoso Castelo de Almourol, erguendo-se sobre uma pequena ilhota no Tejo, e a pitoresca vila de Constância.

Os vinhos brancos do Ribatejo são suaves, aveludados e frutados, embora por vezes possam apresentar-se encorpados e de elevado teor alcoólico.

As marcas mais conhecidas incluem o Convento de Tomar, as Caves Dom Teodósio e a Quinta de Alorna, cujos vinhos são servidos como acompanhamento das especialidades regionais de carne e peixe.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.