Transportes

Todas as semanas milhares de visitantes passam pelos aeroportos nacionais, escolhendo Portugal como o país de destino de umas férias fantásticas.

O Aeroporto da Portela, em Lisboa, é o principal eixo de voos intercontinentais e serve de base à TAP Portugal – a companhia aérea portuguesa. Os outros dois aeroportos internacionais situados em território continental são os do Porto e de Faro.

Após chegar a Portugal, as opções de deslocação são variadas. Em seguida apresentamos-lhe algumas.

Rede de estradas

A rede de estradas de Portugal beneficiou de grandes melhoramentos após a década de 1970, tendo sido construídas muitas auto-estradas e vias rápidas em todo o país.

As ligações por auto-estrada entre Lisboa e Porto, a “capital do Norte”, são excelentes, e há também boas auto-estradas entre estas duas cidades e Espanha. Todas as cidades mais importantes estão unidas por auto-estradas ou vias rápidas, assim como os principais portos e fronteiras. Todas as auto-estradas têm no mínimo quatro faixas de circulação e são sinalizadas com a letra “A”. As vias secundárias ligam as povoações menores a quase todas as áreas do interior. O trajecto de algumas das principais estradas do país remonta a tempos antigos.

Deslocações em Portugal

Comboios

A CP – Comboios de Portugal – é a empresa nacional de transportes ferroviários. O país possui uma boa rede de caminhos-de-ferro, com ligações internacionais para Madrid, Vigo e Paris.

Há diferentes tipos de serviços ferroviários unindo as diferentes regiões do país e assegurando a ligação entre as localidades principais. Os comboios são rápidos, pontuais e um meio relativamente económico de viajar.

Autocarros

Os autocarros são um meio de transporte económico e muito cómodo. Em todas as principais localidades existem estações de camionetas. Muitos visitantes preferem viajar de camioneta porque o preço dos bilhetes é muito baixo.

Portos marítimos

Os principais portos marítimos de Portugal são os de Leixões, Aveiro, Lisboa, Faro, Figueira da Foz, Sines e Setúbal.

Metro

Além da rede ferroviária, as cidades de Lisboa e Porto possuem serviços de metro que funcionam entre as 6h e a 1h da manhã. O Metropolitano de Lisboa serve grande parte da cidade e é muito prático para explorar a capital do país. Algumas das suas estações estão decoradas com bonitos painéis de azulejos, que as transformam em autênticas obras de arte.

Taxis

Se preferir não conduzir, não terá dificuldade em encontrar um táxi em Portugal. Em geral, são de cor creme, mas os mais tradicionais continuam a ser de cor preta com tejadilho verde.

Como é costume, a tarifa é exibida no taxímetro e vai aumentando ao longo do percurso. Antes de iniciar a viagem, pode pedir ao taxista que lhe dê uma estimativa do preço final da viagem. Terá de pagar uma sobretaxa se chamar um táxi por telefone, tal como pelo transporte da bagagem (independentemente da dimensão ou peso).

Aluguer automóvel

Uma das melhores formas de explorar as encantadoras paisagens de Portugal é alugando um automóvel. Nada pode igualar a experiência de se sentar ao volante e percorrer livremente o país, sem depender de horários! Se quiser mais informações sobre aluguer automóvel e obter um orçamento económico, clique aqui.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.