Vinho

“Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram...” Cícero

O vinho é muito apreciado em Portugal e existe uma enorme variedade de vinhos de excelente qualidade para todos os gostos. Há muitos locais onde pode comprar garrafas de vinho durante as suas viagens pelo país... e não se esqueça de levar algumas como lembrança das suas férias!

Portugal possui duas regiões vinícolas classificadas como Património Mundial pela UNESCO. Uma delas é o Douro, que corresponde à mais importante Denominação de Origem Controlada (DOC) do país e a mais antiga região demarcada de produção de vinho do mundo, remontando a 1756. Embora esteja sobretudo associada à produção do Vinho do Porto, a região produz também vinhos tintos e brancos, conhecidos como “vinhos do Douro”.

A outra região vinícola classificada pela UNESCO é a da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, nos Açores, onde a partir do século XV se desenvolveu uma técnica original para a cultura da vinha. O engenho dos viticultores converteu a agreste paisagem vulcânica da ilha num exemplo de sucesso, com excelentes resultados na qualidade dos vinhos. As áreas planas próximas da costa foram transformadas numa malha de pequenas parcelas protegidas por muros de pedra basáltica que resguardam as vinhas dos fortes e salgados ventos do Atlântico.

A diversidade das castas de vinhas plantadas em Portugal é notável, pelo que poderá desfrutar de uma grande variedade de sabores e texturas. Em alguns locais o vinho continua a ser produzido de forma tradicional. Depois de vindimadas, as uvas são depositadas em grandes lagares e depois pisadas com os pés. Segue-se então a fermentação alcoólica, que dá a cada um dos vinhos o seu aroma individual.

A Portugal Live criou um guia mais detalhado sobre as principais regiões vinícolas de Portugal e os fantásticos vinhos que pode provar durante as suas férias. Clique sobre os nomes das regiões à direita para obter mais informações.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.