Carnes

Apesar da longa costa atlântica de Portugal e da abundância de excelente peixe e marisco, a carne é um ingrediente essencial da gastronomia portuguesa, sendo a base de muitos pratos do interior e das regiões montanhosas, em especial do Norte do país. Cada região possui uma extensa lista de especialidades – eis algumas delas:

Arroz de Cabidela: este prato de arroz com galinha distingue-se dos outros pela forma como é cozinhado – numa mistura de sangue da galinha e vinagre. Não aconselhável aos menos aventureiros à mesa!

Carne de Porco à Alentejana: uma combinação invulgar de marisco e carne de porco. Os cubos de carne de porco são cozinhados depois de marinarem em “massa de pimentão” (uma pasta de pimento vermelho), alho, louro, sal, pimenta e vinho branco durante cerca de quatro horas. As amêijoas são depois cozinhadas com a carne e polvilhadas com bastantes coentros.

Cozido à Portuguesa: se procura um prato tradicional, esta é a melhor escolha! Composto por várias carnes e enchidos tradicionais (chouriço, farinheira, costela, pernil de porco, toucinho), cenoura cozida, batata, couve e nabo, este prato é uma das delícias nacionais.

Ensopado de Borrego: saboroso guisado de borrego com cebola, alho, coentros e várias especiarias, servido sobre pão previamente ensopado no caldo.

Leitão à Bairrada: o leitão assado da Bairrada é famoso em todo o país e considerado um petisco nacional. Parte do segredo reside na raça (tem de ser nascido e criado na região da Bairrada) e na dieta do animal. Outra parte do segredo parece estar na saborosa marinada de alho, sal, pimenta, salsa, banha, louro e azeite. É verdadeiramente delicioso e vale a pena passar pela Bairrada se estiver na zona centro de Portugal.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.