Sopas

As sopas são um elemento integrante das refeições portuguesas e em algumas regiões podem até ser o prato principal ao jantar. Compostas por uma grande variedade de ingredientes frescos, as sopas portuguesas são saborosas, nutritivas e por vezes tão substanciais que compõem, por si só, uma refeição completa.   

Existe uma enorme variedade de sopas em Portugal, pelo que a lista seguinte contém apenas algumas das sopas mais comuns servidas nos restaurantes tradicionais:

Caldo Verde: uma sopa nutritiva composta por batata, cebola, couve picada e um toque de azeite. É servida com uma ou duas rodelas de chouriço e uma fatia de broa de milho.  

Canja de galinha: caldo de galinha com arroz ou massinhas. A receita tradicional (actualmente apenas seguida no interior do país) também inclui as miudezas e os ovos da galinha.

Sopa da Pedra: é uma das sopas mais ricas de Portugal e teve origem na cidade de Almeirim, a norte de Lisboa. Reza a lenda que um frade esfomeado andava a mendigar de porta em porta e foi bater à casa de um caseiro de uma quinta de Almeirim. Quando o agricultor tentou mandá-lo embora, o frade pegou numa pedra e pediu-lhe emprestado um pote com alguma água para que pudesse fazer uma deliciosa sopa da pedra. Incrédulos, o agricultor e a sua família consentiram. À medida que a água fervia, o frade confessou que a sopa ficaria muito mais saborosa se lhe colocassem um pouco de toucinho, ao que o agricultor anuiu. Provando a sopa consoante ia mexendo, o frade conseguiu obter sal, couve e um pouco de chouriço, tudo aquilo de que necessitava para fazer uma sopa divinal. Quando todos provaram, restava apenas a pedra no fundo do pote. Questionado pela família acerca do que iria fazer com a pedra, o frade respondeu que iria lavá-la e levá-la com ele para quando tivesse fome de novo.

Hoje, a sopa tradicional é feita com feijão vermelho, orelha de porco, morcela, chouriço, farinheira, toucinho, batata, cebola, alho, folhas de louro, coentros, sal, pimenta e, claro, a indispensável pedra.

Sopa de Tomate: esta saborosa sopa é feita com tomate e cebola, servida com um ovo escalfado.

Açorda/Sopa Alentejana: a açorda surgiu como uma excelente forma de aproveitar o pão duro que sobrava, e é hoje uma saborosa sopa típica da região do Alentejo. É composta por fatias de pão branco, borrifadas com azeite e embebidas num delicioso caldo de água a ferver com alho, sal e coentros. Os ovos escalfados são colocados por cima do pão imediatamente antes de servir.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.