ALIMENTAÇÃO E VINHOS

Portugal é famoso pela sua excelente gastronomia e vinhos. Das “tascas” locais à cozinha refinada de restaurantes de renome, garantimos que viverá experiências gastronómicas inesquecíveis. Os restaurantes modernos e mais recentes oferecem pratos vegetarianos e cozinha portuguesa de fusão.

Bacalhau:
O bacalhau é o “fiel amigo” à mesa dos Portugueses. Embora seja um dos principais ingredientes da gastronomia portuguesa, o bacalhau é importado das águas frias do Atlântico Norte – Canadá e Noruega. Encontrará mil e uma formas diferentes de cozinhar o bacalhau. 

Carne:
Os pratos de carne são muito diversos em todo o país, contudo há duas regiões que são famosas pelas suas especialidades: o Alentejo, no que respeita ao porco, e Trás-os-Montes, com excelentes enchidos.

Pão e Queijo:
Cada região oferece um tipo de pão e queijo específicos. O queijo mais famoso é o Queijo da Serra, originário da Serra da Estrela. O Queijo de Azeitão, produzido na zona de Azeitão (perto de Lisboa), também é delicioso. Todos os restaurantes colocam um cesto de pão na mesa como entrada. O pão é geralmente caseiro, fresco ou produzido numa padaria vizinha.

Doçaria:
Muitos doces portugueses são um legado da ocupação árabe, especialmente no Algarve. Em Peso da Régua poderá deliciar-se com os rebuçados da Régua e, em Lisboa, se passar por Belém, não deixe de provar os famosos “pastéis de Belém”. 

Vinhos:
Portugal é especialmente famoso pelos seus vinhos fortificados: o vinho do Porto e o vinho da Madeira, excelentes tanto como aperitivos ou digestivos. No entanto, a cultura e tradição vinícolas encontram-se por todo o país. A região do Douro. tornou-se uma das regiões mais famosas do mundo graças aos seus vinhos DOC. Tal como acontece com os conceituados châteaux da França, encontrará vinhos fantásticos originários das Quintas do Douro. As regiões do Alentejo e Dão também produzem tintos, brancos e rosés magníficos. Poderá desfrutar de provas de vinhos verdadeiramente fascinantes por todo o país! 

Cervejas:
Os portugueses também têm o hábito de acompanhar as refeições com cerveja. No entanto, esta é geralmente mais apreciada ao final da tarde, num café ou esplanada.

Faixa publicitária