Geografia física

Portugal é dividido pelo rio Tejo, que separa o norte acidentado das planícies ondulantes do sul. No norte, a paisagem é uma extensão das montanhas ibéricas – florestadas e atravessadas por vales profundos.

A Serra da Estrela (o ponto mais elevado de Portugal continental, com 1993 metros) situa-se entre os rios Douro e Tejo. O pico mais elevado do país é o Pico Alto (com 2351 metros) na Ilha do Pico, nos Açores.

A sul do rio Tejo, a paisagem é caracterizada por vastas planícies, cultivadas com espécies predominantemente mediterrânicas, como os sobreiros, as figueiras, as oliveiras e as vinhas.

Muitos dos rios portugueses nascem em Espanha e desaguam no oceano Atlântico, como os rios Minho, Douro, Tejo e Guadiana, criando uma rica rede hidrográfica.

As ilhas da Madeira e dos Açores também fazem parte do território português. Situados em pleno oceano Atlântico, ambos os arquipélagos têm origem vulcânica e a sua beleza natural é arrebatadora, com inúmeras espécies endógenas.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.