O povo português

Portugal é famoso pelos seus exploradores e navegadores que viajaram pelo mundo inteiro durante os Descobrimentos. Vasco da Gama deu a conhecer novas rotas comerciais marítimas que ligaram a Europa à Índia, enquanto Fernão de Magalhães foi o primeiro a realizar a circum-navegação do globo. Os nomes portugueses mais influentes nas artes incluem os poetas Luís de Camões e Fernando Pessoa.

Um dos aspectos mais venerados da cultura portuguesa é o Fado, um estilo de música que emergiu no bairro de Alfama, em Lisboa, mas que também marca presença na vida universitária de Coimbra. Apreciado em todo o país como a expressão mais pura da saudade portuguesa, esta melodia suplicante e melancólica tem um toque profundo e apaixonado, pelo que ainda é hoje cantado nas Casas de Fado, acompanhado por guitarras portuguesas.

O fado “Casa Portuguesa”, um dos mais famosos imortalizados pela voz de Amália Rodrigues, versa assim: “Numa casa portuguesa fica bem, pão e vinho sobre a mesa, e se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa co’a gente”, numa clara referência ao espírito da hospitalidade lusa – um povo humilde, simpático e sempre acolhedor.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.