Lagoa

Situada 6,5 km para o interior na magnífica costa algarvia, conhecida em todo o mundo, a pequena cidade de Lagoa transmite um ambiente rural que contrasta com a atmosfera cosmopolita das estâncias balneares vizinhas.

Inserida numa zona tradicionalmente agrícola e de importante produção vinícola, Lagoa encontra-se numa pequena colina numa zona de planícies onde terá existido uma lagoa que deu o nome à cidade. O encantador centro histórico, com casas caiadas, ruas calcetadas e postes de iluminação adornados com flores, é dominado pela igreja paroquial dedicada a Nossa Senhora da Luz. Reconstruída em finais do século XVIII após o sismo de 1755, a igreja mantém ainda a sua porta original do século XVI, em estilo manuelino, e contém algumas peças religiosas dos séculos XVII e XVIII.

De destacar também o Convento de São José, datado do século XVIII, que actualmente funciona como centro cultural e de exposições. Originalmente fundado pelas Irmãs Carmelitas para acolher raparigas abandonadas, inclui uma porta rolante onde os bebés eram deixados pelas mães que desejavam manter o seu anonimato, uma pitoresca torre sineira construída sobre um arco que atravessa a rua, bem como um menir dos séculos V–IV a.C. exposto nos jardins.

A região vinícola demarcada de Lagoa é reconhecida pela qualidade dos seus vinhos, por isso uma visita à cidade é uma óptima oportunidade para provar e comprar os produtos regionais. A adega cooperativa organiza provas de vinhos e visitas guiadas às vinhas e, se a sua visita coincidir com a Feira Fatacil, que se realiza todos os anos no Verão, poderá conhecer os maiores produtores da região. A feira é dedicada ao artesanato, turismo, agricultura, comércio e indústria do Algarve, sendo uma excelente oportunidade para conhecer toda a região, adquirir bonitas peças de cerâmica e provar a deliciosa gastronomia local.

Fora da cidade, pouco no município de Lagoa se assemelha à beleza das suas praias e à orla costeira. As impressionantes falésias calcárias cor-de-mel, com formas esculpidas pela erosão, emolduram os extensos areais e as encantadoras grutas famosas pelos seus rochedos. Com uma ampla diversidade de actividades aquáticas, como mergulho, passeios de barco pelas grutas ou horas de diversão descobrindo as piscinas rochosas, esta lindíssima zona costeira ajudou ao desenvolvimento de estâncias como o Carvoeiro. Exemplos destas espectaculares falésias esculpidas podem ser encontradas em Algar Seco, enquanto uma visita à pitoresca capela de Nossa Senhora da Rocha, situada num promontório perto de Porches, oferece vistas panorâmicas sobre a zona costeira.

Com uma localização privilegiada no cimo de uma falésia em Porches, os Hotéis oferece vistas sobre o mar e acesso directo à bonita praia de Nossa Senhora da Rocha. As instalações exclusivas, que incluem um spa e acesso a inúmeros campos de golfe, complementam esta localização ímpar no Algarve.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.