Loulé

Situada numa região de montes ondulantes que se estende entre as aldeias pitorescas da Serra do Caldeirão e o esplêndido litoral algarvio, Loulé é uma movimentada cidade comercial que contrasta com a descontraída atmosfera balnear das estâncias costeiras.

O litoral de Loulé é conhecido por “Triângulo Dourado”, uma zona que inclui os luxuosos resorts de Vale do Lobo, da Quinta do Lago e de Vilamoura, onde as praias douradas, hotéis elegantes, campos de golfe de renome, a marina, o casino e as infindáveis opções de lazer e entretenimento fazem deste um dos melhores destinos de férias da Europa.

Localizada a 12 km da costa, a cidade de Loulé soube manter o seu encanto de outros tempos ao mesmo tempo que se desenvolveu e transformou num eixo comercial da região. O centro histórico merece ser explorado, bem como as suas muralhas do século XIII que oferecem vistas sobre os telhados e as ruas calcetadas cheias de artesãos que deram a Loulé a reputação de capital do artesanato do Algarve. Objectos em cerâmica, ferro fundido e cobre, brinquedos de madeira, mantas coloridas e rendas são algumas das peças artesanais produzidas e que podem ser compradas no mercado de sábado. Se a sua visita coincidir com a feira anual de artesanato em Julho, terá o prazer de ver todo o tipo de artesanato, bancas repletas de produtos gastronómicos da região e muita música, enquanto desfruta do ambiente festivo que reina nas ruas da cidade.

Também no centro histórico, a Igreja Matriz de São Clemente, datada do século XIII, o Museu Municipal e o vizinho Jardim dos Amuados merecem uma visita antes de explorar os muitos restaurantes de cozinha regional. Combinando sabores do mar e da montanha, os suculentos pratos da região variam entre as sardinhas e os vários mariscos de Quarteira, além das especialidades de coelho e porco típicas das localidades rurais do interior.

Instalado num edifício de inícios do século XX de inspiração árabe, o impressionante Mercado de Loulé é um dos mais famosos marcos da cidade. As suas bancas coloridas repletas de fruta, legumes, peixe, queijo e doces regionais são uma excelente amostra dos produtos da região.

O ponto forte do calendário de Loulé é o Carnaval. Famosos em todo o país, os festejos do Carnaval incluem três dias de festa ininterrupta e desfiles de carros alegóricos pelas ruas num frenesim de brilho, lantejoulas e trajes exuberantes ao som do samba. Um evento mais solene atrai peregrinos e visitantes à cidade durante a Páscoa, quando se realiza a Festa da Mãe Soberana.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.