Portimão

Tradicionalmente um importante porto de pesca e comércio, Portimão transformou-se num dos destinos balneares mais famosos do Algarve e numa cidade moderna que oferece praias fabulosas, proximidade à beleza natural do estuário do Alvor e muita animação.

A atracção da zona reside na espantosa diversidade do seu interior e das suas praias. Os amantes do sol e mar podem optar entre praias mais extensas, como a famosa Praia da Rocha, ou qualquer outra mais pequena e abrigada como a Prainha, que se situa a oeste da cidade. Muitas das praias de Portimão são enquadradas por falésias douradas, com incríveis afloramentos rochosos que deliciam os mergulhadores. A Praia do Alvor, a praia mais a oeste da zona de Portimão, é totalmente diferente. Não existem falésias nem rochas e, no seu lugar, encontrará dunas de areia branca que separam o oceano das lagoas e pântanos do estuário do Alvor.

A área protegida em volta do estuário é um local que merece uma visita. Os seus sapais e canais são visitados por inúmeras espécies de aves migratórias e oferecem uma sensação de tranquilidade bem distinta da animação dos resorts ao longo da costa.

Portimão é uma cidade balnear com muito para ver e fazer. Os amantes da praia estarão próximos da Praia da Rocha, onde encontrarão muitas comodidades, como bares, cafés, restaurantes e lojas, além de muitos desportos aquáticos à escolha. Para quem aprecia a paisagem, o passeio marítimo à beira-mar é particularmente agradável para caminhar e ver os barcos ao largo. Pode aproveitar para provar as tradicionais sardinhas da região com pão caseiro num dos famosos restaurantes de peixe fresco. A zona é especialmente movimentada em Agosto, quando as multidões se juntam para celebrar o popular Festival da Sardinha. Os barcos que oferecem passeios pelo rio Arade também partem desta zona, dando aos visitantes uma oportunidade para admirar a paisagem do interior.

A animada vida nocturna de Portimão é bem distinta da tranquilidade e pacatez sentida noutros tempos. A marina é o símbolo máximo da modernidade da cidade e tornou-se um local de eleição no Verão, com uma ampla oferta de bares, restaurantes e discotecas com ambientes seleccionados. A Praia da Rocha é a zona mais animada para entretenimento nocturno – os seus inúmeros bares e clubes oferecem festas até de madrugada e o seu casino atrai visitantes de todos os pontos do país. No Verão, quando muitas discotecas acolhem DJs internacionais, a Praia da Rocha torna-se um dos locais de animação nocturna mais exclusivos do Algarve.

Os praticantes do golfe dispõem de vários campos nas redondezas, incluindo os campos dos Álamos, Morgado, Alto Golf, Penina e Silves Golf.

Locais a visitar


Arquitectura religiosa e cultural

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Construída no ponto mais elevado da cidade, esta é a igreja matriz de Portimão. Os únicos vestígios do edifício original do século XV são a porta gótica, a gárgula e os contrafortes. Entre os seus elementos de relevo destacam-se o retábulo em talha dourada no altar-mor, as pias baptismais manuelinas do século XVI, os azulejos do século XVII, uma estátua de S. Pedro do século XVI e os famosos crucifixos de marfim e madeira.

Colégio dos Jesuítas
Encomendado por um abastado nobre da zona e doado aos Jesuítas, este edifício do século XVII também sofreu os efeitos do sismo do século XVIII, tendo sido parcialmente reconstruído. A igreja integrada no corpo central do edifício é a maior do Algarve. O intrincado retábulo barroco no altar-mor e os altares laterais são particularmente belos.

Fortaleza de Santa Catarina
Esta fortaleza do século XVII foi construída para proteger a população local dos ataques dos piratas. Foi parcialmente reconstruída após o sismo de 1755 e contém uma capela dedicada a Santa Catarina. Situada na entrada da marina e sobranceira à praia e às falésias da Praia da Rocha, oferece vistas lindíssimas sobre o mar e o rio.

Museu Municipal Manuel Teixeira Gomes
Ocupando aquela que outrora foi uma fábrica de conservas de sardinha, o museu municipal deve o seu nome ao residente mais famoso de Portimão e antigo Presidente da República de Portugal – Manuel Teixeira Gomes. As exposições incluem uma recriação das actividades diárias da fábrica de conservas, artefactos do quotidiano tradicional da região, vestígios arqueológicos e uma secção dedicada à vida do antigo presidente.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.