Porto Santo

Famosa pelos seus 9 km de areal dourado, a ilha de Porto Santo, situada a 37 km a noroeste da Madeira, tornou-se um popular destino para os amantes do golfe. O campo de golfe concebido pelo lendário Seve Ballesteros é uma das principais atracções desta ilha que tem muito por descobrir.

Porto Santo foi descoberta pelos exploradores portugueses João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, que foram desviados da sua rota durante uma tempestade.

Actualmente, a ilha tem vindo a desenvolver-se na área do eco-turismo, tornando-se um pólo de atracção para caminhantes, ciclistas e praticantes de equitação. Os amantes dos desportos aquáticos também podem praticar mergulho, windsurf, esqui aquático e pesca.

A capital, Vila Baleira, foi onde Cristóvão Colombo viveu antes da sua expedição às Américas, pelo que terá sido em Porto Santo que planeou a viagem que iria mudar o mundo. Existe uma pequena casa, aberta aos visitantes, onde o descobridor terá vivido e onde se pode ver uma colecção de mapas e outros instrumentos de navegação da época.

Esta pequena ilha vulcânica possui incríveis formações terrestres, que se impõem até aos céus, conhecidos por “Picos”. Destes picos poderá desfrutar de fabulosas vistas panorâmicas da ilha e dos seus espaços naturais. Para visitar a ilha, poderá apanhar o ferry no Funchal, que demora cerca de 2 horas e 45 minutos. Também poderá optar por uma viagem de avião, já que se realizam voos diários com a duração de cerca de 15 minutos.       

Locais a Visitar

Vila Baleira
Vila Baleira é a pequena capital de Porto Santo. As pitorescas casas caiadas, as pracetas e as ruas calcetadas encontram-se diante do mar, transformando Vila Baleira numa cidade pacata e tranquila. Com uma população de apenas 2600 habitantes, transforma-se num animado centro turístico no Verão, altura em que os cafés, bares e restaurantes abrem os seus terraços, e as lojas ao longo da Rua João Gonçalves Zarco e do Largo do Pelourinho se enchem de clientes.

Museus

Casa de Cristóvão Colombo
Registos históricos comprovam que o explorador Cristóvão Colombo terá chegado a Porto Santo em finais do século XV enquanto representante dos mercadores de açúcar da sua terra natal, Génova. Conheceu então a sua esposa Filipa Moniz, com quem terá vivido numa pequena casa em Vila Baleira. Esta é agora um museu, que expõe uma colecção de instrumentos de navegação, mapas e todo o tipo de ferramentas da época.

Arquitectura religiosa

Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Esta bonita igreja, consagrada em 1430, é famosa pelo seu medalhão em azulejo azul embutido na fachada do edifício. Em meados do século XVI foi praticamente destruída pelos saques dos piratas e, por volta do século XVII, foi totalmente reconstruída em estilo barroco, preservando apenas a capela mudéjar da sua estrutura original.

Natureza

Pico do Castelo
Cinco quilómetros a norte de Vila Baleira encontram-se as ruínas de uma antiga fortaleza onde os habitantes se refugiavam quando a ilha era atacada por piratas no século XV. Hoje, o Pico do Castelo é um dos miradouros mais belos de Porto Santo, sobranceiro à terra cor-de-cobre e conduzindo o olhar para ao oceano.

Fonte da Areia
Diz-se que quem beber das águas da Fonte da Areia será abençoado com a juventude eterna! A cerca de 6 km de Vila Baleira, junto à costa, encontra-se esta bizarra e bela formação calcária que envolve a nascente.

Pico das Flores
Deste miradouro de Porto Santo poderá ver praticamente toda a ilha, bem como algumas das ilhas desertas que a rodeiam. Poderá fazer um piquenique enquanto contempla a paisagem arrebatadora.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.