Sintra

A magnífica vila de Sintra é toda ela mágica e cheia de esplendor – um reino romântico onde palácios majestosos, um castelo de contos de fadas, propriedades régias e mansões fascinantes emergem no meio de montes e florestas luxuriantes.

Caracterizada pelo seu encanto e serenidade singulares, a vila de Sintra oferece cenários de uma beleza surpreendente, com a sua vasta serra rochosa, densa vegetação e praias imaculadas. Designada de “Serra da Lua” pelos Celtas e de “Mons Lunae” pelos Romanos, a mística serra de Sintra abrange também um vasto parque natural que se estende até à costa marítima de Cascais’.


Durante cinco séculos, a realeza portuguesa usou as suas sumptuosas mansões e propriedades de luxo como residências de Verão para desfrutar do ar puro e do refrescante microclima da serra, escapando ao calor citadino. Em tempos descrita pelo poeta inglês Lord Byron como um “Glorioso Éden”, esta terra onírica e fantástica continua a atrair grandes escritores e realizadores de cinema, os quais encontram inspiração tanto na incomparável beleza de Sintra como nas suas lendas e história.

O centro histórico de Sintra é um museu a céu aberto, repleto de tesouros magníficos, como os jardins do luxuoso Tivoli Palácio de Seteais, o Convento dos Capuchos do século XVIII, o Parque de Monserrate e diversos museus. Dois dos mais prestigiados campos de golfe da zona de Lisboa, o Penha Longa Golf e Beloura Golf, ficam a curta distância de automóvel do centro de Sintra e garantem condições e vistas magníficas. As pequenas lojas encantadoras, os antiquários, os restaurantes e os cafés enriquecem de igual forma esta vila pitoresca, além dos vários museus onde poderá apreciar desde arte moderna a arqueologia e brinquedos históricos.

O Palácio Nacional encontra-se no centro histórico, perto do Tivoli Sintra Hotel Trata-se de um monumento impressionante, conhecido por ser o único palácio real do país, de origem medieval, que permanece intacto. A esplêndida combinação de estilos – Mourisco, Gótico e Manuelino – assim como as suas salas ricamente ornamentadas, os azulejos de tipo oriental, as pinturas delicadas, a mobília antiga e as belíssimas tapeçarias valem bem a visita a este palácio. Porém, as características mais notórias deste monumento são as duas altas chaminés cónicas – um verdadeiro ponto de referência nos ares brumosos de Sintra.

Serpenteando por um dos cumes da serra, ergue-se o Castelo dos Mouros, que remonta aos séculos VIII–XIX e é um testemunho do passado de Portugal. Conquistada pelo rei D. Afonso Henriques em 1147 e restaurada por ordem do rei D. Fernando II em 1839, esta estrutura militar colossal manteve-se preservada ao longo do tempo. Observe as torres austeras, a cisterna original e as extraordinárias ameias do castelo, de onde poderá admirar maravilhosas vistas panorâmicas sobre a cidade.

O excêntrico Palácio da Pena, um dos ex-líbris da paisagem de Sintra, é considerado uma das obras-primas arquitectónicas mais originais de Portugal. Faz lembrar um palácio de contos de fadas e exibe uma fusão de estilos Gótico, Manuelino, Mourisco e Indiano. Remonta ao século XIX e está classificado como Património da Humanidade da UNESCO, contendo uma série de torreões exóticos, baluartes e cúpulas de tons pastel, janelas com caixilhos minuciosamente trabalhados e pináculos de cores reluzentes. Mandado construir pelo rei D. Fernando II e pela rainha D. Maria com o propósito de criar um retiro idílico para a realeza, este palácio romântico contém salas de estilo vitoriano, trompe-d’oeils, mobília real e jardins magnificamente cuidados.

Admire os espectaculares pores-do-sol nas praias de Sintra, na encantadora aldeia piscatória de Azenhas do Mar ou na praia da Ericeira, popular pelos desportos aquáticos. As praias Grande, da Adraga e das Maçãs são algumas das mais frequentadas de Sintra, procuradas pela sua beleza natural e excelentes condições de surf e bodyboard.

Deleite-se com as especialidades gastronómicas de Sintra e saboreie as excelentes queijadas e travesseiros, o rústico Leitão de Negrais, o Cabrito Assado e os pratos de marisco divinais.

Locais a Visitar

Património

Quinta da Regaleira
Este belo parque, localizado no coração de Sintra, foi mandado construir pelo milionário português António Augusto Carvalho no início do século XX e é considerado “um sonho arquitectónico tornado realidade”. Projectado pelo arquitecto visionário italiano Luigi Manini, este local, classificado como Património Mundial da UNESCO, distingue-se pela fusão de elementos góticos, manuelinos e neoclássicos. Possui um bonita capela, muitos jardins e elegantes lagos. Uma das suas características mais intrigantes é a escadaria em espiral – uma série de degraus que o conduzirá a uma área de grutas e cavernas misteriosas.

Palácio Real de Queluz
Aclamado como um dos maiores exemplos do Rococó na Europa, este sofisticado palácio do século XVIII integra um museu e serve de residência a chefes de estado estrangeiros de visita a Portugal. Em termos históricos, este monumento serviu de retiro de Verão do rei D. Pedro II e sua esposa, a rainha D. Maria I, que viria a refugiar-se no palácio devido à sua agravada doença mental. Este monumento, que representa a extravagância do apogeu de Portugal, exibe belos azulejos ornamentais, profusa decoração dourada, lustres de cristal e belíssimos jardins, inspirados nos de Versalhes.

Palácio Nacional de Mafra
Construído durante o reinado do rei D. João V (século XVIII), o grandioso palácio e convento de Mafra, situado a alguns quilómetros de Sintra, é um dos mais sumptuosos exemplos da arquitectura barroca na Europa. Desejoso de erigir um monumento de extrema opulência, que rivalizasse com a ostentação dos países vizinhos de Portugal, o rei procurou orientação junto do seu embaixador para obter inspiração nos edifícios mais majestosos e religiosos de Roma, assim como em peças valiosas de arte italiana. Abrangendo um palácio, um convento e uma igreja, este monumento neoclássico possui 1200 divisões, 4700 portas e janelas, 156 escadarias, uma magnífica biblioteca com cerca de 40 000 livros raros e uma reserva natural impressionante – a Tapada de Mafra.

Faixa publicitária


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.