Viana do Castelo

Situada na foz do rio Lima, entre o mar e as montanhas, a atractiva cidade de Viana do Castelo está imersa em tradição. Historicamente, a cidade foi um ponto de partida crucial durante a Era dos Descobrimentos, quando muitos exploradores portugueses embarcaram para descobrir o mundo ainda desconhecido.

Actualmente, Viana do Castelo possui um próspero porto de pesca, reconhecido pela sua arquitectura avançada com influências manuelinas e renascentistas e um inovador design contemporâneo. No sopé da colina de Santa Luzia, as estreitas ruelas calcetadas são ladeadas por belos palacetes e solares construídos ao longo de séculos. A bela praia do Cabedelo estende-se ao longo do estuário do Lima.

Por toda a região do Minho decorrem ao longo do ano diversas festividades religiosas e feiras populares. As festas em Viana do Castelo culminam em meados de Agosto, com a celebração da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, que remonta ao século XVIII. Durante três dias, as ruas enchem-se de multidões de pessoas para assistir ao cortejo de carros alegóricos, cabeçudos e coloridos trajes locais, acompanhados por música e comida tradicionais.

A vila próxima de Ponte de Lima é conhecida pela sua magnífica ponte romana, além do mercado e das bonitas quintas rurais e casas antigas. Ao longo do rio Minho, que separa Espanha de Portugal, ficam as bonitas cidades fronteiriças de Caminha, Valença, Monção e Melgaço. Outros locais a visitar são as pitorescas vilas de Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. De dois em dois anos, Vila Nova de Cerveira acolhe uma bienal de artes.

Locais a Visitar

Igreja da Misericórdia (Viana do Castelo)
Esta igreja singular do século XVIII é composta por uma ilustre combinação de arcadas romanas, varandas renascentistas e pilares com gravações intrincadas. A decoração do interior apresenta influências barrocas e rococó, como as gravuras douradas, as esculturas e as pinturas. Nesta igreja encontram-se ainda alguns dos painéis de azulejos portugueses mais belos do país, representando passagens bíblicas.

Citânia de Santa Luzia (Viana do Castelo)
As ruínas de uma aldeia fortificada da Idade do Ferro podem ser encontradas nos arredores de Viana de Castelo, no cimo da colina de Santa Luzia. As escavações puseram a descoberto casas poligonais singulares, que comprovam que os Romanos ocuparam esta aldeia até ao século V. Esta citânia também está classificada como monumento nacional.

Parque Nacional da Peneda-Gerês
A beleza selvagem do único parque nacional de Portugal estende-se por mais de 70 000 hectares. Os visitantes podem caminhar pela paisagem selvagem e admirar os cenários naturais, que incluem montes elevados e vales florestados, quedas de água e rios tranquilos ideais para a prática de desportos aquáticos. O parque abriga pequenas aldeias remotas e uma diversidade de espécies de fauna e flora.

Termas de Peso (Melgaço)
Situadas num verdejante vale florestado e inundado pelo som da água corrente, estas termas são um local tranquilo com reconhecido potencial terapêutico. As águas minerais começaram a ser usadas no tratamento de diversas doenças desde finais de 1800, incluindo a diabetes, a obesidade e o colesterol elevado. Estendendo-se por mais de 2 hectares, as termas integram também um parque de campismo, bungalows, um campo de mini golfe, campo de ténis e um café.

Castelo de Melgaço (Melgaço)
Um dos mais importantes bastiões militares junto à fronteira norte de Portugal, este castelo romano foi construído no século XII e mais tarde protegido por uma muralha que o liga à cidade. Os únicos vestígios das fortificações medievais são a guarda do castelo, parte do forte, três torres e as portas norte e oeste. O castelo foi classificado como monumento nacional em 1910 e a guarda foi transformada num museu.

Centro Tesal Termas de Monção (Monção)
Este luxuoso e moderno spa dedica-se a tratamentos termais tradicionais, possuindo instalações com mais de 5000 m2. Crê-se que as águas quentes e sulfurosas contêm propriedades curativas relativamente a inúmeras doenças. Com fantásticos circuitos de hidroterapia, massagens e tratamentos específicos focados no relaxamento, no alívio do stress e na perda de peso, os visitantes poderão desfrutar da bela localização em plena natureza.

Núcleo Megalítico do Mezio (Arcos de Valdevez)
Este local pré-histórico é composto por uma dezena de monumentos megalíticos que foram usados como locais tumulares na Idade do Ferro. Também conhecido como Antas da Serra do Soajo, o Núcleo Megalítico do Mezio é importante não só pelos seus artefactos arqueológicos, mas por serem também um exemplo único de local fúnebre pré-histórico.

Castelo de Santa Cruz (Arcos de Valdevez)
Sobranceiro à Vila Fonche, este castelo romano estrategicamente posicionado foi uma das primeiras infra-estruturas a apoiar os aldeamentos humanos nesta zona. Os arqueólogos descobriram funcionalidades defensivas, incluindo a existência de muralhas e das fundações de uma guarda. O castelo terá sido abandonado cerca de meados do século XIII.

Mosteiro de Ermelo (Arcos de Valdevez)
Situado junto ao rio Lima, este antigo mosteiro beneditino foi construído no século XIII e mais tarde usado por freiras e monges cistercienses. O templo terá sido posteriormente convertido numa igreja paroquial. Apesar dos danos sofridos ao longo dos séculos, a arquitectura ímpar deste mosteiro e o seu património cultural foram reconhecidos, tendo sido classificado como monumento nacional em 1977.
Faixa publicitária