Viseu

Famosa pelos seus vinhos tintos aveludados e pelas iguarias gastronómicas, Viseu irá encantá-lo com as suas alegres festas populares, as paisagens campestres e a diversidade de tesouros culturais.

A meio caminho entre o Porto e Coimbra, o distrito de Viseu fica aninhado no coração da sub-região Dão-Lafões, uma paisagem formada por densos pinhais, rios cristalinos e alguns dos mais famosos vinhedos do país.
Ao longo da fronteira do distrito encontra-se a Serra do Caramulo, uma cordilheira com 1075 metros de altitude conhecida pela sua água de nascente, pelas pitorescas aldeias de xisto e pelo seu mel dourado. Nos dias mais límpidos e soalheiros, poderá subir o Caramulinho – o pico mais elevado da serra – e admirar as vistas panorâmicas sobre a distante Serra da Estrela.

Grande parte das atracções encontram-se na capital do distrito – Viseu. Vá até ao histórico Adro da Sé e entre na catedral ricamente ornamentada que se impõe no centro da praça. Dirija-se ao museu de arte sacra renascentista, deixe os seus olhos viajar pelas pinturas e reserve um passeio com provas de vinho no Solar do Dão, para presentear as suas papilas gustativas com o vinho encorpado da região. Não deixe de explorar a Cava do Viriato, um parque pentagonal que terá sido o campo militar do líder lusitano Viriato – um guerreiro lendário que protegeu Viseu dos invasores romanos.

Prove o famoso presunto e o refinado espumante da região na cidade de Lamego e visite alguns dos principais marcos religiosos, como a Igreja de Santa Maria de Almacave, datada do século XII, e a Capela de São Pedro de Balsemão, o segundo templo mais antigo da Península Ibérica.

A vila de Sernancelhe possui alguns dos mais belos solares e palácios da região e é conhecida pelo seu local de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, datado do século XVII. Três vezes por ano realizam-se cerimónias e procissões religiosas em honra de Nossa Senhora – uma tradição antiga que continua a atrair multidões de peregrinos fiéis vindos de todo o país.

Para descobrir casas tipicamente construídas em xisto, visite a Aldeia da Pena e a Aldeia da Póvoa Dão, aldeias pitorescas que personificam a influência medieval que ainda se mantém nalgumas zonas do distrito.

Locais a visitar

Arquitectura religiosa

Sé Catedral de Viseu
Esta catedral do século XIII é um dos monumentos mais antigos do distrito e a principal atracção da cidade de Viseu graças à sua fusão de estilos arquitectónicos e à sua encantadora localização. Reserve algum tempo para admirar todos os ângulos desta magnífica obra de arte, a sua austera fachada maneirista e os ricos ornamentos de inspiração barroca que caracterizam o interior. Dois claustros, um deles renascentista, também fazem parte desta bela estrutura. A ampla colecção de relíquias religiosas pode ser contemplada no Museu de Arte Sacra, situado no piso superior da catedral.

Igreja da Misericórdia
Esta igreja rococó está situada num ponto elevado em relação à cidade, no Adro da Sé, onde poderá admirar as vistas fabulosas sobre Viseu. Muitas vezes comparada a um solar tradicional, esta igreja do século XVIII impõe-se entre os edifícios de granito que a rodeiam (o Museu Grão Vasco e a Sé Catedral), com as suas paredes caiadas, as bonitas torres sineiras e as esculturas intrincadas na fachada e no interior.

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é um dos locais mais marcantes do distrito e atrai inúmeros visitantes, seja para oração ou por mera curiosidade. Suba a escadaria com mais de 600 degraus e explore este maravilhoso monumento. Os belos elementos decorativos que caracterizam este santuário estão em consonância com a época em que foi construído (1705–1905), destacando-se as flores de inspiração barroca, os delicados azulejos azuis e brancos, as esculturas de madeira e os coloridos vitrais.

Natureza

Termas de São Pedro do Sul
Desfrute da máxima tranquilidade nas famosas termas de São Pedro do Sul, um local outrora visitado pelos reis em busca das suas propriedades terapêuticas naturais. Com uma vasta gama de equipamento e instalações modernas, este retiro curativo é um óptimo destino para tratar problemas respiratórios e dermatológicos, reumatismo e muito mais, sendo também excelente para apreciar os prazeres e a beleza que a natureza tem para oferecer.

Reserva Botânica de Cambarinho
A Reserva Botânica de Cambarinho é uma área protegida com a maior concentração de loendros de toda a Europa. Durante os meses de Maio e Junho, os amantes da natureza e de caminhadas podem admirar 24 hectares de paisagem montanhosa em flor, num imenso manto de pétalas púrpura – uma visão deslumbrante.

Museus

Museu Grão Vasco
O Museu Grão Vasco deve o seu nome a um dos artistas renascentistas mais famosos do país e é, sem dúvida, uma das atracções mais aclamadas da cidade de Viseu. Exibe obras de artistas portugueses do século XV e possui uma rica colecção de pinturas a óleo, aguarelas e esculturas, bem como artes tradicionais e tapeçarias. Não perca a principal obra de arte de Grão Vasco – um conjunto de pinturas que retrata a vida de Cristo e que esteve outrora exposto na catedral da cidade.

Museu do Caramulo
Fundado na década de 1950 por Abel e João de Lacerda, dois irmãos apaixonados pelas artes, o Museu do Caramulo contém uma das colecções mais eclécticas de Viseu. Considerado o primeiro do género de todo o país, este museu expõe as obras de artistas prestigiados como Vieira da Silva, Amadeo de Souza-Cardoso, Pablo Picasso e Salvador Dalí, bem como uma fantástica exposição de carros antigos que o fará viajar no tempo – todos eles objectos pessoais doados pelos fundadores do museu.
Faixa publicitária