Alentejo

Ocupando cerca de um terço do território português, mas acolhendo apenas 5% da população, a bucólica região do Alentejo engloba vastas paisagens de oliveiras e sobreiros, grandes propriedades agrícolas e vinhas pitorescas. Ao longo das quatro estações, as amplas planícies são coloridas por uma ecléctica paleta de cores, e no Verão o sol doura os campos de trigo e de girassóis.

As principais cidades da região encontram-se no interior e incluem Portalegre, conhecida pelas suas belíssimas tapeçarias, e Évora, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO e detentora do famoso Templo de Diana. A cidade histórica de Beja tem uma posição privilegiada sobre as planícies alentejanas e possui um rico legado romano e árabe. Entre as principais atracções da zona incluem-se castelos majestosos e arquitectura religiosa, além do Cromeleque dos Almendres e da Gruta do Escoural.

A gastronomia local é simples e reconfortante, baseada em produtos típicos da região, como o porco, pão e ervas aromáticas. O presunto de porco preto é uma especialidade e o melhor azeite do país é produzido nesta região, bem como uma ampla diversidade de vinhos de qualidade. Os sobreiros do Alentejo fornecem metade da cortiça comercializada em todo o mundo.

Embora predominantemente árida, a região possui inúmeros lagos, incluindo a Barragem do Alqueva, o maior reservatório de água da Europa Ocidental. Não deixe de visitar a fabulosa costa alentejana, repleta de belíssimas praias e enseadas entre rochas.

Clique aqui para conhecer os hotéis recomendados no Alentejo.
Faixa publicitária